Pular para o conteúdo principal

Muros insuperáveis e as portas da misericórdia

Texto - base: Romanos 3:23; 10:13

Olá, meus queridos amigos e irmãos em Cristo! Sabemos que Deus criou a humanidade sem imperfeições e lhes deu ordens; porém, Adão e Eva foram persuadidos pelo inimigo para transgredir a ordem do Senhor e, daí, surge o pecado. Com esse acontecimento, toda a criação foi contaminada... irregularidades começam a ser notadas, imperfeições, defeituosidades. O principal a ser infectado foi a natureza humana, que se corrompeu, trazendo todo tipo de maus pensamentos, maus desejos e sentimentos que são contra o plano inicial do Pai.
Com essa corrupção, a condição humana se tornou a mais terrível de todas, pois ficou longe de Deus e traz o pecado dentro de si, mesmo que não se manifeste desde o início da vida.
Paulo, na carta que ele escreveu aos Romanos (na época, pois fala com todos nós), reconhece e nos faz reconhecer essa situação humana, citando 3 muros que rodeiam o ser humano e que nos afastam de Deus.

  • 1º muro: Da culpabilidade universal.
Esse primeiro muro nos mostra o seguinte: todos são culpados e todos são pecadores, por mais que pratiquem boas obras, não maltratem o seu próximo ou não blasfemem contra Deus. Todos nós somos culpados.
Em Romanos 3:12 e 23, Paulo nos diz: "Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer [...] pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus".
Vemos com isso que todos nós somos pecadores e merecedores do juízo divino.

  • 2º muro: Das tendências pecaminosas e das concupiscências carnais.

Paulo também nos cita mais outro muro, que como vemos acima, é aquele que nos prende dentro da pecaminosidade da carne. Esse muro representa aquilo que há dentro de nós e que, por promessa, só será retirado de dentro de nós no Dia da volta do Senhor.
Mesmo que sirvamos a Deus ao máximo, não podemos deixar de termos a natureza pecaminosa e, ao sofrermos tentações, estamos sujeitos a cair. Por isso, é representado pelo 2º muro, pois, dentro de nós, está presa uma carne pecaminosa e que nos prende longe de Deus. (Rm 7:15-24)
  • 3º muro: Da eleição soberana de Deus.
De acordo com Romanos 9:14-18, Paulo nos diz que Deus elege, escolhe aqueles a quem Ele quer e, até mesmo, endurece aquele a quem Ele quer. Mas isso (não querendo ofender a ninguém) não favorece a doutrina da predestinação, pois o contexto aqui nos diz o seguinte: que Deus está mostrando a Sua autoridade e que ninguém pode dizer a Deus o que fazer, nem de quem Ele deve ter misericórdia e nem a quem Ele deve endurecer.

Porém, mesmo com esses 3 muros que nos rodeiam e nos prendem ao pecado e longe de Deus, ocorreu um importante acontecimento: a morte de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Através da Sua morte e ressurreição, podemos ser salvos.
Mas, como Ele nos salvou apenas morrendo, se estamos cercado por 3 muros e, por causa disso, estamos longe de Deus? Paulo, nesse mesmo livro, também relata o que aconteceu após a morte de Cristo.
Jesus, ao morrer e ressuscitar, ainda não aniquilou esses 3 muros (pois serão aniquilados no dia de Sua volta), mas abriu nesse muros 3 portas, que são as portas da misericórdia divina.
  • 1ª porta: Justificação pela fé.
Como vimos, o primeiro muro que nos cerca é o muro da culpabilidade universal. Porém, a porta que foi aberta para que possamos escapar dele nos diz que todo aquele que crer na morte e na ressurreição de Jesus, além de crer que Ele é o Filho de Deus e que vai voltar para nos buscar, tem justificação perante Deus e poderá escapar do juízo divino.
Em João 5:24, Jesus diz: "Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.". Ele nos deu a vida eterna e nos livrou da condenação, no momento em que cremos na Sua Palavra e Naquele que o enviou.
  • 2ª porta: Regeneração.
De acordo com o segundo muro, estamos presos nas tendências pecaminosas e nos desejos carnais. Porém, de acordo com Romanos 8:1-4, Jesus nos livrou da condenação e prendeu o pecado na carne, para que pudéssemos viver pelo Espírito. Com isso, Ele nos regenerou e nos transformou (apesar de não ser completamente, pois ainda somos pecadores), cumprindo, através da Sua morte, aquilo que a lei não conseguia cumprir por estar enfraquecida pela carne.
  • 3ª porta: Oportunidade universal.
Por último, o terceiro muro nos diz o seguinte: Deus escolheu a Israel para ser o Seu povo e os gentios eram excluídos, pois eram conhecidos como pagãos, pois procuravam outros deuses.
Mas Deus, no AT e no NT, nos mostra que o Seu plano sempre foi salvar a todos e não somente a uma parcela; e a morte de Cristo abriu essa oportunidade de salvação para nós, que éramos gentios.
Paulo diz, em Romanos 10:13, que "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". Deus quer salvar a todos, escolhe a muitos e, com a morte e ressurreição de Cristo, foi nos dado o livre-arbítrio para escolhermos se aceitamos o chamado ou não. Por isso, Jesus disse: "Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos." (Mateus 22:14).
Essa foi a oportunidade que Jesus nos abriu, a salvação... e além disso, proporcionou o direito de escolha para escolhermos se aceitamos essa oportunidade ou não.

Portanto, glorifiquemos ao nosso Deus, ao nosso Senhor Jesus Cristo que, por misericórdia, se compadeceu de cada um de nós, nos dando oportunidade de salvação e abrindo as portas da libertação. Glórias a Ele!!!

Peço a todos os irmãos que leêm esse blog para visitar a nossa página no Facebook, pois lá, além de mensagens, são postadas imagens de consolo, de exortação e que fazem com que você reflita sobre a sua vida e sobre o seu relacionamento com Deus.
Para visita-la, é só clicar no box abaixo da imagem do blog ou clicar nesse link, que você vai ser redirecionado para lá. Se você gostar, curta e compartilhe com os seus amigos, pois assim nos ajuda a propagar a Palavra de Deus.

Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com cada um de vocês!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O templo da verdade - CRISTO E O SERMÃO DO MONTE

Texto-base: Mt 5 Parte conhecida da vida de Cristo e da Bíblia, inclusive, o Sermão do Monte possui vários ensinamentos, não só para nós cristãos, mas também para aqueles que não seguem a Cristo.   Nesta tal passagem, Jesus discursa as "BEM-AVENTURANÇAS", às quais são divididas em 8 passos fundamentais para o crescimento espiritual: Humildade (necessidade consciente)        Mt 5:3 Arrependimento (lamento pelo pecado)        Mt 5:4 Mansidão (marca o nascimento de um novo espírito)        Mt 5:5 Apetite espiritual (crescimento significativo)        Mt 5:6 Misericórdia (atributo de Deus, indicando avanço)        Mt 5:7 Pureza de coração (marca novas atitudes em que temos visão de Deus)        Mt 5:8 Pacificação (influência similar à de Cristo, que acalma as tempestades da vida)        Mt 5:9 Sofrimento por Cristo (assemelhando-se aos profetas e mártires)        Mt 5:10-12 Seguindo os passos que Jesus realizou aqui na terra e fazendo os passos que Ele ensinou n

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 2

Bom, pessoal, primeiramente me desculpe pela demora em postar essa segunda parte do estudo; estava esperando um momento de coragem e mais tempo, para que pudesse trazer e pensar nas palavras corretas para bom entendimento. 1. O que a Bíblia diz sobre a prática do perdão? Como vimos no estudo passado, o perdão é um atributo plenamente divino e característica intrínseca ao amor verdadeiro; também vimos que, na cruz, por meio de Jesus Cristo, Deus demonstrou o Seu perfeito perdão ao homem, perdão dos pecados, que pode ser adquirido quando o homem realmente demonstra arrependimento e fé no sacrifício de Jesus Cristo. Hoje, vamos aprender sobre o que a Bíblia diz acerca da prática do perdão pelo ser humano. Os cristãos são considerados embaixadores de Cristo na terra (2Co 5:20); sendo assim, tudo o que fizermos deve refletir o caráter, a natureza de Deus, que nos salvou, amou, perdoou. Por esse motivo, a Bíblia não apenas apoia e incentiva, mas ordena a prática do perdão pelos homens, princ

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 1

  Como prometido, trago aqui a primeira parte do estudo bíblico acerca do perdão; se gostarem e aprenderem com o estudo, agradeço se derem o seu feedback nos comentários e também no compartilhamento, para que mais pessoas possam aprender juntamente conosco. O PERDÃO: 1. O que é? Embora muitos conheçam a palavra, é essencial também entrarmos e desenvolvermos o significado do perdão. Nada mais é do que uma atitude, uma decisão tomada em prol de esquecer mágoas, rancores e sofrimentos passados causados por terceiros. É um dos atributos que compõem o amor, em sua pureza e totalidade, já que se trata de um ato que contraria o ego e o orgulho humano; sendo assim, também considera-se o perdão um atributo, uma escolha, um ato proveniente diretamente de Deus. Contudo, não apenas por isso, mas pelo que também a Palavra nos diz sobre Deus e o perdão. 2. O que a Bíblia nos diz sobre o perdão de Deus? A Bíblia nos diz que Deus é amor (1 João 5:8); portanto, como diz Paulo em 1 Coríntios 13:5, o amo