Pular para o conteúdo principal

Insistência na oração e as consequências do pedido fora dos planos de Deus

Texto-base: Mateus 7:7-8

Na Bíblia, a Palavra de Deus, vemos muitos e muitos exemplos de servos ao Senhor, além de muitos milagres manifestos por Deus ao Seu povo. Quem não sabe do acontecimento da abertura do Mar Vermelho, ou da derrubada das muralhas de Jericó? Quem, nos dias de hoje, não sabe da ressurreição de Lázaro e, ainda melhor, de Jesus Cristo? Aqui, nessa mensagem, vamos ver o porquê, ou seja, o motivo de tais milagres.
Como lemos na Bíblia, muitos milagres foram feitos por Deus ao Seu povo. Lemos também na Bíblia, em Mateus 7:7-8 e em Lucas 11:9-10, a explicação da realização de tais milagres. Vamos estudar esse versículo ponto a ponto.
Em Mateus 7, essa passagem está desconectada em relação aos vários outros ensinamentos que Cristo nos deu nesse mesmo capítulo; porém, em Lucas 11, Jesus nos conta uma parábola para exemplificar esse ensinamento: "A parábola do amigo importuno" (Veja mais em Lucas 11:5-8).
O Senhor nos diz: "Eu lhes digo: embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar." (Lucas 11:8, NVI).
O que Jesus Cristo quis nos dizer aqui, com essa parábola? Ele nos revelou o segredo para receber a benção: a oração insistente. Ele diz que, se nós pedirmos insistentemente, Deus o fará.
Mas, e se estivermos pedindo algo que não seja da Sua vontade, mas da nossa carne? Vejamos o exemplo de Balaão! Em Números 22, vemos que Balaão era um profeta do Senhor e foi chamado por Balaque, rei de Moabe, para amaldiçoar o povo de Deus. Ao receber líderes moabitas por duas vezes, Balaão consultou ao Senhor nas 2 vezes; na primeira, Deus disse "Não vá com eles!". Porém, na segunda vez (a qual não deveria ter sido feita), Deus cedeu e permitiu que ele fosse a Balaque. Mas, no versículo 22 em diante, vemos que Balaão sofreu as consequências por ter ido junto com eles e sofreu a ira de Deus.
Com isso, entendemos o que Jesus quis nos dizer com o versículo 8 de Lucas 11: "embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu AMIGO, por causa da IMPORTUNAÇÃO se levantará e lhe dará tudo o que precisar". Ele nos diz que, mesmo que não seja da vontade dEle dar o que estamos pedindo, Ele o concederá por causa da importunação. Com outras palavras, se o que pedimos ao Pai não Lhe agrada nos dar, ou seja, Ele não quer nos dar, o Senhor nos fará por causa da nossa insistência.
Portanto, Jesus nos diz que podemos e devemos insistir na oração por aquilo que queremos, por aquilo que desejamos; porém, devemos ter cuidado e pedir tudo isso de acordo com a vontade de Deus, pois, se nós pedirmos algo que não Lhe agrada, Ele nos deu o livre arbítrio, mas sofreremos as consequências!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O templo da verdade - CRISTO E O SERMÃO DO MONTE

Texto-base: Mt 5 Parte conhecida da vida de Cristo e da Bíblia, inclusive, o Sermão do Monte possui vários ensinamentos, não só para nós cristãos, mas também para aqueles que não seguem a Cristo.   Nesta tal passagem, Jesus discursa as "BEM-AVENTURANÇAS", às quais são divididas em 8 passos fundamentais para o crescimento espiritual: Humildade (necessidade consciente)        Mt 5:3 Arrependimento (lamento pelo pecado)        Mt 5:4 Mansidão (marca o nascimento de um novo espírito)        Mt 5:5 Apetite espiritual (crescimento significativo)        Mt 5:6 Misericórdia (atributo de Deus, indicando avanço)        Mt 5:7 Pureza de coração (marca novas atitudes em que temos visão de Deus)        Mt 5:8 Pacificação (influência similar à de Cristo, que acalma as tempestades da vida)        Mt 5:9 Sofrimento por Cristo (assemelhando-se aos profetas e mártires)        Mt 5:10-12 Seguindo os passos que Jesus realizou aqui na terra e fazendo os passos que Ele ensinou n

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 2

Bom, pessoal, primeiramente me desculpe pela demora em postar essa segunda parte do estudo; estava esperando um momento de coragem e mais tempo, para que pudesse trazer e pensar nas palavras corretas para bom entendimento. 1. O que a Bíblia diz sobre a prática do perdão? Como vimos no estudo passado, o perdão é um atributo plenamente divino e característica intrínseca ao amor verdadeiro; também vimos que, na cruz, por meio de Jesus Cristo, Deus demonstrou o Seu perfeito perdão ao homem, perdão dos pecados, que pode ser adquirido quando o homem realmente demonstra arrependimento e fé no sacrifício de Jesus Cristo. Hoje, vamos aprender sobre o que a Bíblia diz acerca da prática do perdão pelo ser humano. Os cristãos são considerados embaixadores de Cristo na terra (2Co 5:20); sendo assim, tudo o que fizermos deve refletir o caráter, a natureza de Deus, que nos salvou, amou, perdoou. Por esse motivo, a Bíblia não apenas apoia e incentiva, mas ordena a prática do perdão pelos homens, princ

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 1

  Como prometido, trago aqui a primeira parte do estudo bíblico acerca do perdão; se gostarem e aprenderem com o estudo, agradeço se derem o seu feedback nos comentários e também no compartilhamento, para que mais pessoas possam aprender juntamente conosco. O PERDÃO: 1. O que é? Embora muitos conheçam a palavra, é essencial também entrarmos e desenvolvermos o significado do perdão. Nada mais é do que uma atitude, uma decisão tomada em prol de esquecer mágoas, rancores e sofrimentos passados causados por terceiros. É um dos atributos que compõem o amor, em sua pureza e totalidade, já que se trata de um ato que contraria o ego e o orgulho humano; sendo assim, também considera-se o perdão um atributo, uma escolha, um ato proveniente diretamente de Deus. Contudo, não apenas por isso, mas pelo que também a Palavra nos diz sobre Deus e o perdão. 2. O que a Bíblia nos diz sobre o perdão de Deus? A Bíblia nos diz que Deus é amor (1 João 5:8); portanto, como diz Paulo em 1 Coríntios 13:5, o amo