Pular para o conteúdo principal

Moisés e Cristo - mediadores entre Deus e os homens

Em toda a Bíblia, não houveram pessoas tão marcantes e influentes quanto as figuras de Moisés e Cristo. Apesar de Cristo ser o verdadeiro e único Filho de Deus, ambos fizeram prodígios e maravilhas que livrariam seu povo. Apesar de algumas diferenças, semelhanças também são notadas, mas a principal diferença é que a Cristo devemos adorar.
A primeira semelhança que vemos entre Cristo e Moisés é que, apesar de Cristo ser Filho do Deus Vivo, ambos falavam direto com Deus: Moisés falava face a face com Ele (Êx 33:11) e Cristo, para dar exemplo a nós, por meio da oração).
Semelhanças também podem ser notadas no decorrer e no desenvolvimento de suas vidas terrenas; entre elas, pode-se citar:

  • Ambos foram preservados na infância perante ordem de matança das crianças(Êx 2:2-10; Mt 2:14,15);
  • Contenderam com mestres maus ao tentar propor a vontade de Deus(Êx 7:11; Mt 4:1);
  • Jejuaram por 40 dias e noites(Êx 34:28; Mt 4:2);
  • Controlaram o mar(Êx 14:21; Mt 8:26);
  • Alimentaram uma multidão(Êx 16:15; Mt 14:20,21);
  • Seus rostos resplandeceram(Êx 34:35; Mt 17:2);
  • Suportaram murmurações(Êx 15:24; Mc 7:2);
  • Desacreditados no lar, entre o povo que vieram salvar(Nm 12:1; Jo 7:5);
  • Intercederam(Êx 32:32; Jo 17:9);
  • Falaram como oráculos(Dt 18:18);
  • Tiveram 70 ajudantes(Nm 11:16,17; Lc 10:1);
  • Estabeleceram uma ceia comemorativa(Êx 12:14; Lc 22;19);
  • Reapareceram após a morte(Mt 17:3; At 1:3).

Como podemos ver, tanto Moisés quanto o próprio Cristo, fizeram milagres e prodígios inacreditáveis; porém, Moisés, em seus últimos dias, ao mandar que uma pedra jorrasse água, pecou ao irar-se e bater na rocha. Por esse motivo e pelo fato de Cristo ser o Deus Filho e ter criado todos os homens, inclusive Moisés, devemos adorar somente a Ele.
Para que possamos fazer obras como essas, ou até maiores do que essas, devemos crer no poder do Senhor Jesus, o qual morreu, reviveu, e vive para sempre (Jo 14:12).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O templo da verdade - CRISTO E O SERMÃO DO MONTE

Texto-base: Mt 5 Parte conhecida da vida de Cristo e da Bíblia, inclusive, o Sermão do Monte possui vários ensinamentos, não só para nós cristãos, mas também para aqueles que não seguem a Cristo.   Nesta tal passagem, Jesus discursa as "BEM-AVENTURANÇAS", às quais são divididas em 8 passos fundamentais para o crescimento espiritual: Humildade (necessidade consciente)        Mt 5:3 Arrependimento (lamento pelo pecado)        Mt 5:4 Mansidão (marca o nascimento de um novo espírito)        Mt 5:5 Apetite espiritual (crescimento significativo)        Mt 5:6 Misericórdia (atributo de Deus, indicando avanço)        Mt 5:7 Pureza de coração (marca novas atitudes em que temos visão de Deus)        Mt 5:8 Pacificação (influência similar à de Cristo, que acalma as tempestades da vida)        Mt 5:9 Sofrimento por Cristo (assemelhando-se aos profetas e mártires)        Mt 5:10-12 Seguindo os passos que Jesus realizou aqui na terra e fazendo os passos que Ele ensinou n

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 2

Bom, pessoal, primeiramente me desculpe pela demora em postar essa segunda parte do estudo; estava esperando um momento de coragem e mais tempo, para que pudesse trazer e pensar nas palavras corretas para bom entendimento. 1. O que a Bíblia diz sobre a prática do perdão? Como vimos no estudo passado, o perdão é um atributo plenamente divino e característica intrínseca ao amor verdadeiro; também vimos que, na cruz, por meio de Jesus Cristo, Deus demonstrou o Seu perfeito perdão ao homem, perdão dos pecados, que pode ser adquirido quando o homem realmente demonstra arrependimento e fé no sacrifício de Jesus Cristo. Hoje, vamos aprender sobre o que a Bíblia diz acerca da prática do perdão pelo ser humano. Os cristãos são considerados embaixadores de Cristo na terra (2Co 5:20); sendo assim, tudo o que fizermos deve refletir o caráter, a natureza de Deus, que nos salvou, amou, perdoou. Por esse motivo, a Bíblia não apenas apoia e incentiva, mas ordena a prática do perdão pelos homens, princ

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 1

  Como prometido, trago aqui a primeira parte do estudo bíblico acerca do perdão; se gostarem e aprenderem com o estudo, agradeço se derem o seu feedback nos comentários e também no compartilhamento, para que mais pessoas possam aprender juntamente conosco. O PERDÃO: 1. O que é? Embora muitos conheçam a palavra, é essencial também entrarmos e desenvolvermos o significado do perdão. Nada mais é do que uma atitude, uma decisão tomada em prol de esquecer mágoas, rancores e sofrimentos passados causados por terceiros. É um dos atributos que compõem o amor, em sua pureza e totalidade, já que se trata de um ato que contraria o ego e o orgulho humano; sendo assim, também considera-se o perdão um atributo, uma escolha, um ato proveniente diretamente de Deus. Contudo, não apenas por isso, mas pelo que também a Palavra nos diz sobre Deus e o perdão. 2. O que a Bíblia nos diz sobre o perdão de Deus? A Bíblia nos diz que Deus é amor (1 João 5:8); portanto, como diz Paulo em 1 Coríntios 13:5, o amo