Pular para o conteúdo principal

A ignorância humana

Texto-base: Eclesiastes 9

O livro de Eclesiastes foi escrito pelo Rei Salomão, um homem cheio de sabedoria. Sua vida e reinado foram de paz, mas seu coração se encheu de orgulho e se exaltou, pervertendo-se e deixando os caminhos do Senhor.
A vida de Salomão, em sua integridade, foi um exemplo para todos nós. Por um lado, ele foi muito humilde, pedindo sabedoria ao Senhor. Por outro, ele não usou essa sabedoria e, ignorantemente, se desviou dos caminhos do Senhor; com isso, seu reinado de paz se tornou em reinado de guerras.
Porém, antes de seu pecado, ele escreveu o livro de Eclesiastes, livro que, assim como o de Provérbios, está cheio de sabedoria. Como lemos, o capítulo 9 fala da pouca sabedoria humana. Mostra a ignorância do ser humano, assim como o desconhecimento do seu futuro e, até mesmo, dos sentimentos e emoções que sentirá.
Os versículos 1, 11 e 12 falam diretamente sobre isso: o homem justo, assim como as suas obras, estão nas mãos de Deus; ou seja, toda sabedoria vem de Deus e todo aquele que a busca é guardado por Ele.
O versículo 1 diz ainda: o que os espera, se é amor ou ódio, ninguém sabe. O que isso quer dizer? Quer dizer que, por mais que o homem seja sábio e por mais que ele busque a Deus, nunca vai saber o que vai ocorrer em seu futuro. Ninguém, ao buscar o Senhor, terá a onisciência, mas somente o nosso Deus é Onisciente, Onipotente e Onipresente.
Já os versículos 11 e 12 nos falam o seguinte: que todos dependem da sorte e do acaso e que ninguém sabe a hora do seu fim.
Portanto, ninguém deve se gloriar de alguma coisa, pois "a todos sucede o mesmo" (Eclesiastes 9:2-3). Todos somos ignorantes e, mesmo que muitos não admitam, todos precisamos de Deus, da Sua proteção, dos Seus conselhos e da Sua paz.


Se você ainda não visitou a nossa página no Facebook, acesse esse link: www.facebook.com/maravilhasfazDeus ou clique no box acima dessa postagem; ou ainda, pesquise na barra de pesquisa do Facebook por "Maravilhas Faz Deus" e seja abençoado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O templo da verdade - CRISTO E O SERMÃO DO MONTE

Texto-base: Mt 5 Parte conhecida da vida de Cristo e da Bíblia, inclusive, o Sermão do Monte possui vários ensinamentos, não só para nós cristãos, mas também para aqueles que não seguem a Cristo.   Nesta tal passagem, Jesus discursa as "BEM-AVENTURANÇAS", às quais são divididas em 8 passos fundamentais para o crescimento espiritual: Humildade (necessidade consciente)        Mt 5:3 Arrependimento (lamento pelo pecado)        Mt 5:4 Mansidão (marca o nascimento de um novo espírito)        Mt 5:5 Apetite espiritual (crescimento significativo)        Mt 5:6 Misericórdia (atributo de Deus, indicando avanço)        Mt 5:7 Pureza de coração (marca novas atitudes em que temos visão de Deus)        Mt 5:8 Pacificação (influência similar à de Cristo, que acalma as tempestades da vida)        Mt 5:9 Sofrimento por Cristo (assemelhando-se aos profetas e mártires)        Mt 5:10-12 Seguindo os passos que Jesus realizou aqui na terra e fazendo os passos que Ele ensinou n

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 2

Bom, pessoal, primeiramente me desculpe pela demora em postar essa segunda parte do estudo; estava esperando um momento de coragem e mais tempo, para que pudesse trazer e pensar nas palavras corretas para bom entendimento. 1. O que a Bíblia diz sobre a prática do perdão? Como vimos no estudo passado, o perdão é um atributo plenamente divino e característica intrínseca ao amor verdadeiro; também vimos que, na cruz, por meio de Jesus Cristo, Deus demonstrou o Seu perfeito perdão ao homem, perdão dos pecados, que pode ser adquirido quando o homem realmente demonstra arrependimento e fé no sacrifício de Jesus Cristo. Hoje, vamos aprender sobre o que a Bíblia diz acerca da prática do perdão pelo ser humano. Os cristãos são considerados embaixadores de Cristo na terra (2Co 5:20); sendo assim, tudo o que fizermos deve refletir o caráter, a natureza de Deus, que nos salvou, amou, perdoou. Por esse motivo, a Bíblia não apenas apoia e incentiva, mas ordena a prática do perdão pelos homens, princ

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 1

  Como prometido, trago aqui a primeira parte do estudo bíblico acerca do perdão; se gostarem e aprenderem com o estudo, agradeço se derem o seu feedback nos comentários e também no compartilhamento, para que mais pessoas possam aprender juntamente conosco. O PERDÃO: 1. O que é? Embora muitos conheçam a palavra, é essencial também entrarmos e desenvolvermos o significado do perdão. Nada mais é do que uma atitude, uma decisão tomada em prol de esquecer mágoas, rancores e sofrimentos passados causados por terceiros. É um dos atributos que compõem o amor, em sua pureza e totalidade, já que se trata de um ato que contraria o ego e o orgulho humano; sendo assim, também considera-se o perdão um atributo, uma escolha, um ato proveniente diretamente de Deus. Contudo, não apenas por isso, mas pelo que também a Palavra nos diz sobre Deus e o perdão. 2. O que a Bíblia nos diz sobre o perdão de Deus? A Bíblia nos diz que Deus é amor (1 João 5:8); portanto, como diz Paulo em 1 Coríntios 13:5, o amo