Pular para o conteúdo principal

Natal: o nascimento Daquele que não tem começo, nem fim!


Texto-base: Lucas 2:11-12

Sempre que leio essa passagem, meu coração se alegra e meu corpo arrepia, ao imaginar a visão dos pastores de ovelhas que estavam nos campos, contemplando os anjos que, além de proclamarem essa mensagem, glorificavam o nome de Deus. É uma maravilha poder contemplar os seres celestiais felizes por ver a salvação chegando ao povo, por ver o Seu Criador se fazendo criatura; é justamente nisso que o Natal consiste.
A data do nascimento de Jesus, pelas evidências históricas e bíblicas existentes, muito provavelmente não foi no dia 25 de dezembro; porém, o Natal é essencial, principalmente em uma cultura tão deturpada e "modernizada" (nos padrões do mundo) como a da nossa sociedade atual, bem como o resgatar dos valores intrínsecos a essa data, a esse acontecimento especial. O Natal, apesar de não ser a oficial data da chegada do Senhor, busca promover uma lembrança desse fato, pois não foi qualquer pessoa que nasceu naquele estábulo; ali nasceu, como disse o anjo, "o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Ali nasceu aquele que não tem fim; ali nasceu aquele que não tem começo; ali nasceu aquele que é eterno e Todo-Poderoso, ali nasceu o Deus Filho, Jesus Cristo.
Não é por nada que o nascimento de Cristo dividiu eras humanas, porque Ele é o Criador do tempo, e mesmo estando fora Dele, resolveu fazer parte e sofrer como qualquer um de nós (e muito mais); esse é um dos primeiros valores do Natal: a humildade com que Cristo se fez carne e habitou entre nós.
E, a partir de uma descrição tão maravilhosa e poética de Paulo em 1 Coríntios 13, vemos que a humildade é uma das características de outro dos valores do Natal, e que está presente na pessoa e no ministério do Senhor Jesus Cristo: o amor. O amor não se ensoberbece, o amor não se orgulha, o amor não gera prepotência, superioridade, e isso é vistoso de forma clara no nosso Senhor Jesus e também no ato de seu nascimento: mesmo sendo Rei dos reis e Senhor dos senhores, Ele não nasceu em um berço de ouro, mas em uma manjedoura, em um estábulo, junto de animais. O Deus Filho, por amor a nós, não se apegou à Sua glória, mas se fez como um de nós para sofrer o que deveríamos sofrer.
E, é claro, não poderia deixar de mencionar aqui um dos principais valores que o Natal nos faz lembrar, um dos principais pontos que nos faz regozijar pelo nascimento do Senhor Jesus Cristo, e que é mencionado pelo anjo da mensagem de proclamação aos pastores: a salvação. Jesus Cristo, sendo Deus Filho, não se apegou à Sua glória e se humilhou, fazendo-se como Sua criação, para, por amor a nós, ensinar e obedecer perfeitamente e se doar completamente como sacrifício eterno para perdão de nossos pecados e salvação de nossas almas.
Esses 3 valores principais devem ser o centro do Natal na vida de todo cristão verdadeiro, pois são valores que o nascimento de Jesus expressa a todo o que crer na Palavra, dados também o seu ministério e missão final. Que nesse Natal não esqueçamos das mensagens principais que o nascimento de Cristo nos traz: a humildade, o amor e a salvação; e que venhamos também proclama-la aos quatro ventos, a quem pudermos levar essas mensagens, pois o mundo precisa de Deus!
Eu, Lucas Araújo, representando também a Maravilhas faz Deus, desejo a todos os leitores, amigos e irmãos em Cristo, bem como a todos os que ainda não entregaram a Jesus Cristo suas almas, um feliz e maravilhoso Natal a todos! Que as bençãos do Senhor recaiam sobre vocês e que estejam se alegrando com todos aqueles que amam!

Entrem no canal Maravilhas faz Deus no Telegram, para receberem as mensagens bíblicas diarias em seu celular/PC:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O templo da verdade - CRISTO E O SERMÃO DO MONTE

Texto-base: Mt 5 Parte conhecida da vida de Cristo e da Bíblia, inclusive, o Sermão do Monte possui vários ensinamentos, não só para nós cristãos, mas também para aqueles que não seguem a Cristo.   Nesta tal passagem, Jesus discursa as "BEM-AVENTURANÇAS", às quais são divididas em 8 passos fundamentais para o crescimento espiritual: Humildade (necessidade consciente)        Mt 5:3 Arrependimento (lamento pelo pecado)        Mt 5:4 Mansidão (marca o nascimento de um novo espírito)        Mt 5:5 Apetite espiritual (crescimento significativo)        Mt 5:6 Misericórdia (atributo de Deus, indicando avanço)        Mt 5:7 Pureza de coração (marca novas atitudes em que temos visão de Deus)        Mt 5:8 Pacificação (influência similar à de Cristo, que acalma as tempestades da vida)        Mt 5:9 Sofrimento por Cristo (assemelhando-se aos profetas e mártires)        Mt 5:10-12 Seguindo os passos que Jesus realizou aqui na terra e fazendo os passos que Ele ensinou n

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 2

Bom, pessoal, primeiramente me desculpe pela demora em postar essa segunda parte do estudo; estava esperando um momento de coragem e mais tempo, para que pudesse trazer e pensar nas palavras corretas para bom entendimento. 1. O que a Bíblia diz sobre a prática do perdão? Como vimos no estudo passado, o perdão é um atributo plenamente divino e característica intrínseca ao amor verdadeiro; também vimos que, na cruz, por meio de Jesus Cristo, Deus demonstrou o Seu perfeito perdão ao homem, perdão dos pecados, que pode ser adquirido quando o homem realmente demonstra arrependimento e fé no sacrifício de Jesus Cristo. Hoje, vamos aprender sobre o que a Bíblia diz acerca da prática do perdão pelo ser humano. Os cristãos são considerados embaixadores de Cristo na terra (2Co 5:20); sendo assim, tudo o que fizermos deve refletir o caráter, a natureza de Deus, que nos salvou, amou, perdoou. Por esse motivo, a Bíblia não apenas apoia e incentiva, mas ordena a prática do perdão pelos homens, princ

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 1

  Como prometido, trago aqui a primeira parte do estudo bíblico acerca do perdão; se gostarem e aprenderem com o estudo, agradeço se derem o seu feedback nos comentários e também no compartilhamento, para que mais pessoas possam aprender juntamente conosco. O PERDÃO: 1. O que é? Embora muitos conheçam a palavra, é essencial também entrarmos e desenvolvermos o significado do perdão. Nada mais é do que uma atitude, uma decisão tomada em prol de esquecer mágoas, rancores e sofrimentos passados causados por terceiros. É um dos atributos que compõem o amor, em sua pureza e totalidade, já que se trata de um ato que contraria o ego e o orgulho humano; sendo assim, também considera-se o perdão um atributo, uma escolha, um ato proveniente diretamente de Deus. Contudo, não apenas por isso, mas pelo que também a Palavra nos diz sobre Deus e o perdão. 2. O que a Bíblia nos diz sobre o perdão de Deus? A Bíblia nos diz que Deus é amor (1 João 5:8); portanto, como diz Paulo em 1 Coríntios 13:5, o amo