Pular para o conteúdo principal

"Quem tem a fé, a fé de Abraão"

Texto-base: Gênesis 22:1-18; Romanos 4:1-5

Uma música muito conhecida por uma grande parte dos brasileiros, principalmente no meio cristão, intitulada "Não Morrerei", do cantor gospel Marquinhos Gomes, diz assim:

Não morrerei
Enquanto a promessa não se cumprir
Quem tem promessa de Deus
Não morre não, não desiste não
Quem tem a fé, a fé de Abraão.

O resto da letra é muito bonita, e traz palavra de consolo, força e fé. Porém, nessa postagem, vamos focar nesse último verso e estudar o que é "ter a fé de Abraão".
No primeiro texto-base desse estudo, a Palavra nos descreve o episódio em que Abraão deve sacrificar Isaque, porque o Senhor ordenou. Subindo ao monte Moriá, constrói o altar, põe Isaque sobre ele e levanta o seu cutelo para imolar o seu próprio filho, o filho resultante da promessa que o próprio Cristo fez a Abraão. O nome Isaque significa "riso", "aquele que ri", porque, ao receber a promessa, Sara se riu, pois era estéril e já era velha. (Gênesis 18:9-15).
Agora, vamos nos colocar no lugar de Abraão, ao receber aquela ordem de Deus. Pense no impacto que o coração de Abraão sofreu naquele momento. O Deus Todo-Poderoso, maravilhoso e misericordioso, que havia prometido esse filho a ele, pedir logo após que esse menino fosse sacrificado pelo próprio pai. Quem Abraão escolheria agradar? É um grande dilema!
Ao lermos essa passagem, a partir do versículo 3, vemos que Abraão decidiu, prontamente, obedecer a ordem de Deus e sacrificar o seu filho. Aquela situação foi uma provação que Deus fez para com Abraão, para testar a sua fé. E, como podemos ver, Abraão passou no teste; e como ele esperava do Senhor, Deus não deixou que Isaque fosse sacrificado e enviou um cordeirinho para ser oferecido.
Portanto, depois de vermos e refletirmos sobre essa passagem, podemos ver e definir quais são os pontos que destacaram a fé de Abraão, e que o fizeram o nosso pai na fé e amigo de Deus.

  • Confiança extrema em Deus
Hebreus 11 ainda nos dá mais uma descrição do que Abraão pensava e cria naquele momento. O autor dessa epístola, inspirado pelo Espírito Santo, nos diz no capítulo 11:17-19, que o sentimento, o pensamento que Abraão tinha naquele momento era de pura fé em Deus, acreditando que o Senhor haveria de ressuscitar dos mortos a seu filho.

  • A disposição em sacrificar o que lhe era mais importante, se necessário, para obedecer a Deus
Como já dissemos, Isaque foi fruto da promessa feita por Deus a Abraão, logo antes da destruição de Sodoma e Gomorra. Para ele, Isaque era a maior preciosidade que tinha, o único filho com sua esposa. Mas foi disposto a sacrificá-lo, para obedecer a Deus, pois cria no Seu poder e nos Seus planos.

Então, a música, quando fala da fé de Abraão, não fala de uma fé superficial, uma fé mental, uma fé apenas de palavras; fala de uma fé verdadeira, uma fé profunda e que serve como base de uma vida. Não é uma fé qualquer, é "a fé de Abraão"; fé que lhe capacitava a obedecer e escutar a voz do Senhor, mesmo que, para isso, fosse necessário fazer sacrifícios. Fé também não só de momento, mas uma fé que vê no futuro e acredita que o Senhor fará sempre o melhor.
Trazendo esse episódio para as nossas vidas, nos perguntamos: Abraão iria sacrificar seu filho, ao receber a ordem de Deus, para obedecê-Lo. E nós, porque não somos, muitas vezes, capazes de fazer os sacrifícios mínimos que o Senhor nos pede em Sua Palavra, para obedecê-lo?

Que essa palavra esteja em nosso coração, e que o Senhor nos ajude a termos fé; não qualquer fé, mas a verdadeira fé de Abraão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O templo da verdade - CRISTO E O SERMÃO DO MONTE

Texto-base: Mt 5 Parte conhecida da vida de Cristo e da Bíblia, inclusive, o Sermão do Monte possui vários ensinamentos, não só para nós cristãos, mas também para aqueles que não seguem a Cristo.   Nesta tal passagem, Jesus discursa as "BEM-AVENTURANÇAS", às quais são divididas em 8 passos fundamentais para o crescimento espiritual: Humildade (necessidade consciente)        Mt 5:3 Arrependimento (lamento pelo pecado)        Mt 5:4 Mansidão (marca o nascimento de um novo espírito)        Mt 5:5 Apetite espiritual (crescimento significativo)        Mt 5:6 Misericórdia (atributo de Deus, indicando avanço)        Mt 5:7 Pureza de coração (marca novas atitudes em que temos visão de Deus)        Mt 5:8 Pacificação (influência similar à de Cristo, que acalma as tempestades da vida)        Mt 5:9 Sofrimento por Cristo (assemelhando-se aos profetas e mártires)        Mt 5:10-12 Seguindo os passos que Jesus realizou aqui na terra e fazendo os passos que Ele ensinou n

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 2

Bom, pessoal, primeiramente me desculpe pela demora em postar essa segunda parte do estudo; estava esperando um momento de coragem e mais tempo, para que pudesse trazer e pensar nas palavras corretas para bom entendimento. 1. O que a Bíblia diz sobre a prática do perdão? Como vimos no estudo passado, o perdão é um atributo plenamente divino e característica intrínseca ao amor verdadeiro; também vimos que, na cruz, por meio de Jesus Cristo, Deus demonstrou o Seu perfeito perdão ao homem, perdão dos pecados, que pode ser adquirido quando o homem realmente demonstra arrependimento e fé no sacrifício de Jesus Cristo. Hoje, vamos aprender sobre o que a Bíblia diz acerca da prática do perdão pelo ser humano. Os cristãos são considerados embaixadores de Cristo na terra (2Co 5:20); sendo assim, tudo o que fizermos deve refletir o caráter, a natureza de Deus, que nos salvou, amou, perdoou. Por esse motivo, a Bíblia não apenas apoia e incentiva, mas ordena a prática do perdão pelos homens, princ

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 1

  Como prometido, trago aqui a primeira parte do estudo bíblico acerca do perdão; se gostarem e aprenderem com o estudo, agradeço se derem o seu feedback nos comentários e também no compartilhamento, para que mais pessoas possam aprender juntamente conosco. O PERDÃO: 1. O que é? Embora muitos conheçam a palavra, é essencial também entrarmos e desenvolvermos o significado do perdão. Nada mais é do que uma atitude, uma decisão tomada em prol de esquecer mágoas, rancores e sofrimentos passados causados por terceiros. É um dos atributos que compõem o amor, em sua pureza e totalidade, já que se trata de um ato que contraria o ego e o orgulho humano; sendo assim, também considera-se o perdão um atributo, uma escolha, um ato proveniente diretamente de Deus. Contudo, não apenas por isso, mas pelo que também a Palavra nos diz sobre Deus e o perdão. 2. O que a Bíblia nos diz sobre o perdão de Deus? A Bíblia nos diz que Deus é amor (1 João 5:8); portanto, como diz Paulo em 1 Coríntios 13:5, o amo