Pular para o conteúdo principal

A Criação testemunha do nosso Deus!

Textos-base: João 10:30; 1 João 5:5-8

Um dos assuntos, uma das doutrinas mais intrigantes da Bíblia e que diz respeito diretamente ao nosso Deus, é a doutrina da Trindade. Para alguns novos convertidos, para os que ainda não compartilham da nossa mesma fé, e até para ateus, é bem difícil compreender essa doutrina. Alguns não conseguem compreender corretamente e, de certa forma, entende-se isso, pois o nosso Deus é além de nossa compreensão. Então, podem surgir perguntas como: "Como podem 3 pessoas ser uma só?"; "Como podemos adorar 3 pessoas e dizer que só tem um Deus?". Porém, quando voltamos nossa mente para o estudo das Escrituras, e os nossos olhos para contemplar a criação, vemos que o Senhor se demonstra a cada um de nós, e demonstra essa doutrina por meio das coisas e instituições que criou.
Primeiramente, temos que entender o que diz e como funciona a doutrina da Trindade: são 3 pessoas que se distinguem em aspecto físico e funcional (físico assim como eu e você existimos em um corpo totalmente separado e único), mas que são perfeitamente iguais em pensamento, em poder, em caráter, em objetivo e que são igualmente perfeitos. E quem são essas pessoas? De acordo com os textos-base e de acordo também com os textos no Evangelho de João 1:1, 14:6 e 17:17 (recomendo ler na Nova Versão Internacional), as 3 pessoas da Divindade são:

  • O Pai - O Soberano, que tem tudo sobre seu controle e planejou toda a salvação de Seus filhos;
  • O Filho - Jesus Cristo, a Palavra (ou o Verbo), que veio executar o plano do Pai e se sacrificou pela humanidade para saciar a ira de Deus que está sobre a pecaminosidade; e 
  • O Espírito Santo - o Consolador, o selo de Deus naqueles que aceitaram a Cristo, que tem como missão convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8-11) e apresentar Cristo como o centro de tudo e como Salvador de todo aquele que crê.
Mas, como acontece em tudo, Deus não deixou provas de sua existência e de Seu poder apenas na Bíblia, ou em documentos; Ele também implantou sua natureza em toda a sua criação, e aqui veremos algumas criações de nosso Deus que testemunham que Ele é Deus Trino.

  1. O corpo humano: feito à imagem e semelhança de Deus, o homem é a primeira criação que testemunha da Trindade. Cada um de nós possuímos membros inferiores e superiores, além de órgãos que permitem o bom funcionamento dos sistemas corporais. Eles são diferentes no aspecto físico (formatos, tecidos, células, são todos diferentes em algo ou em todos esses quesitos) e no aspecto funcional (uns servem para respirar, outros para comer, outros para pensar, entre outros), mas se um parar de funcionar ou for retirado do nosso corpo, dificultará, e até impossibilitará, a execução de algumas funções. Além disso, o corpo não funciona com todos os órgãos mas sem o coração; e nem com todos os órgãos, menos o cérebro. Todos os órgãos e membros, unidos, desempenham funções diferentes, mas compõem um só corpo. Por isso, a Palavra diz: "E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom." (Gênesis 1:31)
  2. A Igreja: (leia Romanos 12:4-5) A Igreja foi instituída por Cristo para ser proclamadora da mensagem de Salvação. E como a igreja funciona? Praticamente da mesma forma que o nosso corpo, como Paulo nos diz nesse texto de Romanos. São vários membros, várias pessoas que compõem a igreja e tais membros exercem diferentes funções e obtém diferentes dons pelo Espírito Santo; porém, esses membros dependem um do outro e formam um só corpo, chamado "o corpo de Cristo". Ela é mais um exemplo e testemunha da existência do Deus Trino.
  3. O matrimônio (casamento): outra instituição criada por Deus que testemunha da Trindade é o casamento. Criado lá no Éden (ver Gênesis 2:22-24), funciona da seguinte maneira: duas pessoas distintas em físico (sexo) e função (porque há funções que a mulher pratica e o homem, e vice-versa), mas se unem pelo matrimônio e se tornam uma só carne (veja Marcos 10:6-8). E o exemplo do matrimônio é utilizado por Cristo para nos dizer que Ele virá buscar a igreja, representando-a como a Noiva.
A partir dessas 3 criações divinas, vemos claramente que a Trindade existe e que o nosso Deus implantou seus atributos e poder em cada uma de suas criaturas, como diz a Palavra em Romanos 1:20. Porém, além de comprovarmos a existência da doutrina trinitariana na Bíblia e nas obras de Deus, podemos aprender mais uma lição com isso: o Senhor Deus está mais perto de nós do que imaginamos; nós é que, muitas vezes, não percebemos.
Tenha a certeza de que Deus está com você e saiba que você não só foi criado por Deus, mas é imagem viva do Deus Todo-Poderoso. 

Veja mais em www.maravilhasfazdeus.blogspot.com.br
Visite também nossa página: Maravilhas faz Deus
E o nosso canal no YouTube: Maravilhas faz Deus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 2

Bom, pessoal, primeiramente me desculpe pela demora em postar essa segunda parte do estudo; estava esperando um momento de coragem e mais tempo, para que pudesse trazer e pensar nas palavras corretas para bom entendimento. 1. O que a Bíblia diz sobre a prática do perdão? Como vimos no estudo passado, o perdão é um atributo plenamente divino e característica intrínseca ao amor verdadeiro; também vimos que, na cruz, por meio de Jesus Cristo, Deus demonstrou o Seu perfeito perdão ao homem, perdão dos pecados, que pode ser adquirido quando o homem realmente demonstra arrependimento e fé no sacrifício de Jesus Cristo. Hoje, vamos aprender sobre o que a Bíblia diz acerca da prática do perdão pelo ser humano. Os cristãos são considerados embaixadores de Cristo na terra (2Co 5:20); sendo assim, tudo o que fizermos deve refletir o caráter, a natureza de Deus, que nos salvou, amou, perdoou. Por esse motivo, a Bíblia não apenas apoia e incentiva, mas ordena a prática do perdão pelos homens, princ...

Natal: o nascimento Daquele que não tem começo, nem fim!

Texto-base: Lucas 2:11-12 Sempre que leio essa passagem, meu coração se alegra e meu corpo arrepia, ao imaginar a visão dos pastores de ovelhas que estavam nos campos, contemplando os anjos que, além de proclamarem essa mensagem, glorificavam o nome de Deus. É uma maravilha poder contemplar os seres celestiais felizes por ver a salvação chegando ao povo, por ver o Seu Criador se fazendo criatura; é justamente nisso que o Natal consiste. A data do nascimento de Jesus, pelas evidências históricas e bíblicas existentes, muito provavelmente não foi no dia 25 de dezembro; porém, o Natal é essencial, principalmente em uma cultura tão deturpada e "modernizada" (nos padrões do mundo) como a da nossa sociedade atual, bem como o resgatar dos valores intrínsecos a essa data, a esse acontecimento especial. O Natal, apesar de não ser a oficial data da chegada do Senhor, busca promover uma lembrança desse fato, pois não foi qualquer pessoa que nasceu naquele estábulo; ali nasce...

Precisamos voltar ao primeiro amor! URGENTE!

Texto-base: Atos 2:42-47 A Igreja dos dias de hoje precisa voltar ao primeiro amor, e rápido ! Sim, essa é uma mensagem de autocritica, uma mensagem de alerta, de aviso para todo o povo de Deus; uma mensagem para a qual precisamos dar ouvidos, um alerta que precisa ser gravado dentro de nossos corações. Nós estamos muito distantes da Igreja Apostólica, da Igreja Primitiva, e cada vez mais perto de nos tornarmos como a igreja de Laodicéia, que não é fria nem quente, uma igreja morna. São poucas as igrejas que mantém viva a chama do verdadeiro Espírito do Senhor, o Espírito Santo; são poucos os pastores que pregam, de forma fiel, a Palavra do Senhor, com todo o temor e com toda a unção do Espírito. São poucos os louvores que, como antigamente, exaltavam a Cristo unicamente e traziam ensinamentos bíblicos para exortação, ao mesmo tempo.  Infelizmente, o cenário mudou, e mudou muito! A maioria das igrejas hoje deixaram de usar a Bíblia para dar lugar às emoções; pastores deixaram de ex...