Pular para o conteúdo principal

"Ensina-nos a contar os nossos dias" - Feliz Ano Novo!

Texto-base: Salmos 90


O ano de 2018 foi um ano bastante diversificado; muitas alegrias estiveram presentes, muitos sustos ocorreram e muitas tragédias assolaram pessoas, grupos de pessoas e, até mesmo, países. Um ano marcado pela polarização brasileira e global no âmbito ideológico, religioso, político e econômico, que marcou também a nossa história. Um ano também de grandes reconciliações. Na área pessoal, muitos obtiveram várias conquistas, sofreram com muitas perdas emocionais, familiares e materiais. Com certeza, um ano com momentos muito difíceis de esquecer e outros que tentamos não lembrar.
Estamos chegando perto da transição de ano, e a Palavra de Deus até para isso nos tem uma mensagem para nos dar. O salmista, que no caso é Moisés (sim, Moisés, o escritor do Pentateuco), entoa uma oração em forma de cântico ao Senhor, onde pede sabedoria acerca do tempo e do seu decorrer. Em todo o capítulo 90, Moisés exalta a eternidade e o poder divino, ressaltando também a situação finita e limitada do homem.
A cada ano que se passa, devemos agradecer ao Senhor, independentemente das coisas que nos tenham acontecido, boas ou más. O maior milagre e a maior prova da misericórdia de Deus ao ser humano é a vida, pois do Seu sopro nos deu o fôlego. Deus nos ama e, mesmo nós sendo pecadores e não merecedores do Seu amor e da Sua vida, Ele nos dá e dá a todos.
Essas transições anuais fazem-nos refletir com 3 finalidades, sendo duas delas otimistas: 

  • Cada ano que se passa, é um ano mais próximo do fim da vida: forma pessimista, mas também realista, de se olhar a vida. Eclesiastes, livro escrito por Salomão, traz bastante esse realismo pessimista na reflexão sobre a vida e seus acontecimentos.
  • Cada ano que se passa, é mais um ano em que Deus nos guardou e sustentou: esse pensamento, também realista, porém otimista, nos faz voltar a mente e o coração para o amor e a misericórdia do Senhor para conosco. 
  • Cada ano que se passa, é um ano mais próximo do cumprimento das promessas divinas, incluindo a vida eterna: essa é a visão de esperança que a passagem de ano nos traz; a esperança de ver o nosso Deus assim como Ele é.
Voltando ao que Moisés fala no salmo 90, ao reconhecer a limitação humana, pede uma coisa no versículo 12: "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio". Como em tudo na vida, o nosso tempo tem que ser bem gasto e bem administrado, para que se possa retirar o melhor da nossa vida: diversão, alegrias, paz, saúde e glórias ao Senhor. Quem faz isso exerce sabedoria, pois isso só é possível se colocarmos nossas vidas nas mãos daquele que é Dono delas, e se buscarmos sua ajuda.
Portanto, no ano de 2019, o Maravilhas faz Deus e eu (Lucas Araújo) desejamos muitas bençãos e felicidades. Pedimos que vocês que leem agora coloquem Deus como prioridade em vossas vidas e sigam seus conselhos, pois Ele sabe o que é melhor para nós e é detentor de toda sabedoria.
Que o ano que está chegando seja ainda melhor que o ano que se está passando e que vocês realizem seus sonhos e obtenham muitas conquistas. E lembrem-se: Está cada vez mais perto da volta daquele que é dono do tempo. Fique atento e o busque sempre, transmitindo também a sua mensagem para todos os que estão ao seu redor.

FELIZ 2019!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O templo da verdade - CRISTO E O SERMÃO DO MONTE

Texto-base: Mt 5 Parte conhecida da vida de Cristo e da Bíblia, inclusive, o Sermão do Monte possui vários ensinamentos, não só para nós cristãos, mas também para aqueles que não seguem a Cristo.   Nesta tal passagem, Jesus discursa as "BEM-AVENTURANÇAS", às quais são divididas em 8 passos fundamentais para o crescimento espiritual: Humildade (necessidade consciente)        Mt 5:3 Arrependimento (lamento pelo pecado)        Mt 5:4 Mansidão (marca o nascimento de um novo espírito)        Mt 5:5 Apetite espiritual (crescimento significativo)        Mt 5:6 Misericórdia (atributo de Deus, indicando avanço)        Mt 5:7 Pureza de coração (marca novas atitudes em que temos visão de Deus)        Mt 5:8 Pacificação (influência similar à de Cristo, que acalma as tempestades da vida)        Mt 5:9 Sofrimento por Cristo (assemelhando-se aos profetas e mártires)        Mt 5:10-12 Seguindo os passos que Jesus realizou aqui na terra e fazendo os passos que Ele ensinou n

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 2

Bom, pessoal, primeiramente me desculpe pela demora em postar essa segunda parte do estudo; estava esperando um momento de coragem e mais tempo, para que pudesse trazer e pensar nas palavras corretas para bom entendimento. 1. O que a Bíblia diz sobre a prática do perdão? Como vimos no estudo passado, o perdão é um atributo plenamente divino e característica intrínseca ao amor verdadeiro; também vimos que, na cruz, por meio de Jesus Cristo, Deus demonstrou o Seu perfeito perdão ao homem, perdão dos pecados, que pode ser adquirido quando o homem realmente demonstra arrependimento e fé no sacrifício de Jesus Cristo. Hoje, vamos aprender sobre o que a Bíblia diz acerca da prática do perdão pelo ser humano. Os cristãos são considerados embaixadores de Cristo na terra (2Co 5:20); sendo assim, tudo o que fizermos deve refletir o caráter, a natureza de Deus, que nos salvou, amou, perdoou. Por esse motivo, a Bíblia não apenas apoia e incentiva, mas ordena a prática do perdão pelos homens, princ

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 1

  Como prometido, trago aqui a primeira parte do estudo bíblico acerca do perdão; se gostarem e aprenderem com o estudo, agradeço se derem o seu feedback nos comentários e também no compartilhamento, para que mais pessoas possam aprender juntamente conosco. O PERDÃO: 1. O que é? Embora muitos conheçam a palavra, é essencial também entrarmos e desenvolvermos o significado do perdão. Nada mais é do que uma atitude, uma decisão tomada em prol de esquecer mágoas, rancores e sofrimentos passados causados por terceiros. É um dos atributos que compõem o amor, em sua pureza e totalidade, já que se trata de um ato que contraria o ego e o orgulho humano; sendo assim, também considera-se o perdão um atributo, uma escolha, um ato proveniente diretamente de Deus. Contudo, não apenas por isso, mas pelo que também a Palavra nos diz sobre Deus e o perdão. 2. O que a Bíblia nos diz sobre o perdão de Deus? A Bíblia nos diz que Deus é amor (1 João 5:8); portanto, como diz Paulo em 1 Coríntios 13:5, o amo