Pular para o conteúdo principal

Obras: a confirmação da fé

"Portanto, uma vez que pela fé fomos declarados justos, temos paz com Deus por causa daquilo que Jesus Cristo, nosso Senhor, fez por nós."
Romanos 5:1

"Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus. Não é uma recompensa pela prática de boas obras, para que ninguém venha a se orgulhar."
Efésios 2:8-9

O princípio da salvação é esse: a fé plena em Cristo Jesus e no Seu sacrifício por nós, nos dando a graça de Deus e perdoando nossos pecados.
Nós somente somos salvos pela fé, pois, como lemos aí em Efésios 2, a salvação não é uma recompensa das boas obras, para que ninguém tenha mérito na sua justificação (e mesmo que, para sermos considerados justos por meio das nossas obras, nunca conseguiríamos, pois somos imperfeitos e falhos).

Mas essa fé não é apenas dizer que crê, ou orar de vez em quando, mas se trata de uma fé acompanhada de obras, confiança nos conselhos do Senhor, mudança de atitudes, personalidade e pensamentos. Logo no verso 10 de Efésios 2, Paulo nos diz: "Pois somos obra-prima de Deus, criados em Cristo Jesus a fim de realizar as boas obras que ele de antemão planejou para nós." (grifo nosso)

O apóstolo Tiago também desenvolve um argumento muito importante para o conhecimento da verdadeira fé em Deus. No capítulo 2 e verso 19 de sua carta, ele escreve um pouco desse argumento que desvencilha o conceito de que fé é fé, e as obras à parte: "Você diz crer que há um único Deus. Muito bem! Até os demônios creem e tremem de medo."

Ora, crer em Deus até os demônios creem e estremecem de temor. É obvio que, se alguém crê em Deus, também crê que demônios existem e que são rebeldes contra a divindade; logo não pode negar esse fato de que os demônios creem que Deus é Deus. Mas será que eles estão salvos? A resposta mais plausível é não.

Pense comigo: se você conquista, pela graça de Deus, a bênção de um(a) namorado(a), não quer que ele(a) apenas diga que lhe ama, mas quer ver obras que comprovam o sentimento amoroso que ele(a) tem por você, não é mesmo? Não só no tratamento em público, mas deseja que ele(a) seja fiel a você em todos os momentos, principalmente quando o seu cônjuge estiver sozinho.

Com Deus é a mesma coisa! A Palavra do Senhor descreve Jesus Cristo como o Noivo, e a Igreja verdadeiramente Dele como a noiva. Tudo o que o Noivo Perfeito quer da Igreja, a sua noiva imperfeita, é que reafirme o amor que ela tem por Ele através das obras dela, seja em público ou quando estiver sozinha no lugar que for. Ele também não deseja apenas frases dizendo "eu te amo mais que tudo", ou "em Ti eu confio", ou ainda "eu creio em Ti".

O que Ele quer mesmo é que você demonstre esse amor e essa fé que diz ter para com Ele por meio das Suas obras, atitudes, pensamentos e desejos.

CITANDO TODO O TRECHO DE TIAGO

"De que adianta, meus irmãos, dizerem que têm fé se não a demonstram por meio de suas ações? Acaso esse tipo de fé pode salvar alguém? Se um irmão ou uma irmã necessitar de alimento ou de roupa, e vocês disserem: 'Até logo e tenha um bom dia; aqueça-se e coma bem', mas não lhe derem alimento nem roupa, em que isso ajuda? Como veem, a fé por si mesma, a menos que produza boas obras, está morta. Mas alguém pode argumentar: 'Uns têm fé; outros têm obras'. Mostre-me sua fé sem obras e eu, pelas minhas obras, lhe mostrarei minha fé! Você diz crer que há um único Deus. Muito bem! Até os demônios creem nisso e tremem de medo. Quanta insensatez! Vocês não entendem que a fé sem as obras é inútil? Não lembram que nosso antepassado Abraão foi declarado justo por suas ações quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? Como veem, sua fé e suas ações atuaram juntas e, assim, as ações tornaram a fé completa. E aconteceu exatamente como as Escrituras dizem: 'Abraão creu em Deus, e assim foi considerado justo'. Ele até foi chamado amigo de Deus! Vejam que somos declarados justos pelo que fazemos, e não apenas pela fé. Raabe, a prostituta, é outro exemplo. Ela foi declarada justa por causa de suas ações quando escondeu os mensageiros e os fez sair em segurança por um caminho diferente. Assim como o corpo sem fôlego está morto, também a fé sem obras está morta."

Tiago 2:14-26

Lucas Araújo
Criador e gerente da página Maravilhas Faz Deus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O templo da verdade - CRISTO E O SERMÃO DO MONTE

Texto-base: Mt 5 Parte conhecida da vida de Cristo e da Bíblia, inclusive, o Sermão do Monte possui vários ensinamentos, não só para nós cristãos, mas também para aqueles que não seguem a Cristo.   Nesta tal passagem, Jesus discursa as "BEM-AVENTURANÇAS", às quais são divididas em 8 passos fundamentais para o crescimento espiritual: Humildade (necessidade consciente)        Mt 5:3 Arrependimento (lamento pelo pecado)        Mt 5:4 Mansidão (marca o nascimento de um novo espírito)        Mt 5:5 Apetite espiritual (crescimento significativo)        Mt 5:6 Misericórdia (atributo de Deus, indicando avanço)        Mt 5:7 Pureza de coração (marca novas atitudes em que temos visão de Deus)        Mt 5:8 Pacificação (influência similar à de Cristo, que acalma as tempestades da vida)        Mt 5:9 Sofrimento por Cristo (assemelhando-se aos profetas e mártires)        Mt 5:10-12 Seguindo os passos que Jesus realizou aqui na terra e fazendo os passos que Ele ensinou n

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 2

Bom, pessoal, primeiramente me desculpe pela demora em postar essa segunda parte do estudo; estava esperando um momento de coragem e mais tempo, para que pudesse trazer e pensar nas palavras corretas para bom entendimento. 1. O que a Bíblia diz sobre a prática do perdão? Como vimos no estudo passado, o perdão é um atributo plenamente divino e característica intrínseca ao amor verdadeiro; também vimos que, na cruz, por meio de Jesus Cristo, Deus demonstrou o Seu perfeito perdão ao homem, perdão dos pecados, que pode ser adquirido quando o homem realmente demonstra arrependimento e fé no sacrifício de Jesus Cristo. Hoje, vamos aprender sobre o que a Bíblia diz acerca da prática do perdão pelo ser humano. Os cristãos são considerados embaixadores de Cristo na terra (2Co 5:20); sendo assim, tudo o que fizermos deve refletir o caráter, a natureza de Deus, que nos salvou, amou, perdoou. Por esse motivo, a Bíblia não apenas apoia e incentiva, mas ordena a prática do perdão pelos homens, princ

Estudo Bíblico sobre Perdão - Parte 1

  Como prometido, trago aqui a primeira parte do estudo bíblico acerca do perdão; se gostarem e aprenderem com o estudo, agradeço se derem o seu feedback nos comentários e também no compartilhamento, para que mais pessoas possam aprender juntamente conosco. O PERDÃO: 1. O que é? Embora muitos conheçam a palavra, é essencial também entrarmos e desenvolvermos o significado do perdão. Nada mais é do que uma atitude, uma decisão tomada em prol de esquecer mágoas, rancores e sofrimentos passados causados por terceiros. É um dos atributos que compõem o amor, em sua pureza e totalidade, já que se trata de um ato que contraria o ego e o orgulho humano; sendo assim, também considera-se o perdão um atributo, uma escolha, um ato proveniente diretamente de Deus. Contudo, não apenas por isso, mas pelo que também a Palavra nos diz sobre Deus e o perdão. 2. O que a Bíblia nos diz sobre o perdão de Deus? A Bíblia nos diz que Deus é amor (1 João 5:8); portanto, como diz Paulo em 1 Coríntios 13:5, o amo